segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Compostagem

Explicando a compostagem
A compostagem permite fazer compostos orgânicos a partir de resíduos, através de processos físicos, químicos e biológicos. Ela diminui significativamente os problemas causados pela deposição do lixo urbano e substitui os fertilizantes químicos por adubos naturais.
A matéria orgânica separada do lixo passa por um processo de fermentação e finalmente atinge um estado chamado de humificação (maturação). Assim, é obtido o composto ou fertilizante orgânico resultante da compostagem.
Esse processo já era utilizado nas antigas civilizações orientais na produção de cereais. O lixo era acumulado, deixava-se fermentar e o composto era aplicado no solo. Entre os anos de 1920 e 1932 foram desenvolvidos precessos de compostagem que reduziam o período de fermentação. Posteriormente, o avanço tecnológico e as mudanças socioeconômicas contribuíram para o aperfeiçoamento dos sistemas de produção de composto de resíduos orgânicos.
No Brasil existm usinas produtoras de composto principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com capacidade de produzir entre 60 e 400 toneladas por dia.

Nenhum comentário: