terça-feira, 13 de novembro de 2007

ECOLOGIA

ECOLOGIA

Atualmente, o crescimento da população vem gerando um acúmulo de lixo excessivo. A quantidade de lixo produzido é tanta que não há um destino correto. Na maior parte das cidades brasileiras, o lixo é despejado em terrenos baldios ou em lixões, práticas as quais não são ecologicamente corretas. Entretanto, existem métodos ecologicamente corretos, como a compostagem e a reciclagem. Porém, devido ao seu alto custo, essas práticas tornam-se inviáveis.
Uma prática inadequada e não muito aceitável, porém utilizada como última opção, é a incineração. A incineração é a queima de lixo, que acaba provocando graves problemas de poluição na atmosfera, além de exigir grandes investimentos na construção de incineradores.
A respeito do lixo orgânico, a compostagem é a opção mais fácil e barata de tratar esse tipo de lixo. Já para o lixo inorgânico, popularmente conhecido como ‘lixo seco’, a reciclagem é a opção que melhor equaciona o problema da saúde ambiental. Com a técnica da reciclagem é possível reduzir o consumo de matérias-primas, o volume de lixo e a poluição.
A maioria dos materiais utilizados diariamente é jogada no lixo, e tecnicamente podemos recuperar a maioria deles para reutilização. A reciclagem de latas de alumínio, vidro e papéis, está sendo feita em larga escala em diversos países, inclusive no Brasil. Porém, ainda não é um processo economicamente atrativo, embora esteja em crescimento. Restam-nos assim as alternativas: evitar produzir lixo, reaproveitar o que for possível e reciclar ao máximo.

Nenhum comentário: