quarta-feira, 14 de novembro de 2007

A ENERGIA DO LIXO

LIXO E ENERGIA ELÉTRICA: A NOVA FRONTEIRA DA ECONOMIA AMBIENTAL
O Brasil vive dois problemas bastante sérios e atuais, são eles: a escassez de energia elétrica e a falta de áreas adequadas para o depósito de lixo. Mas este problema está perto de acabar com uma única solução, a produção de energia por meio do uso de lixo.
Até pouco tempo, a energia elétrica era produzida apenas pelo estado. Porém, as recentes mudanças institucionais (como a criação de ANEEL, e a instituição do Mercado Atacadista de Energia) fizeram com que a partir de 2000 seja permitida qualquer empresa produzir energia e vende-la. Com esse novo modelo institucional, por meio de iniciativas privadas, fizeram-se pesquisas para tornar possível outros modos de produção de energia, inclusive a partir do lixo.
Esta nova forma de produzir energia transforma 200 ton/dia de fração orgânica dos resíduos sólidos domiciliares em energia para uma população de 20 mil habitantes. Isso quer dizer que se pegássemos 60% de todo lixo produzido pelos brasileiros (120.000) fosse utilizada para produzir energia, poderíamos implantar Usina Termelétrica com potências significativa.
Este projeto feito por a bioambientalista Ruihong Zhang, é um biodigestor anaeróbivo capaz de processar o lixo em sua forma “natural”, recebeu um apoio de US$4 milhões para construir o protótipo do seu biodigestor. Ele gerará milhares de empregos e acabara com os problemas citados acima.

Nenhum comentário: