segunda-feira, 12 de novembro de 2007

RECICLE.

Reciclagem de Plástico
Os plásticos ocupam cerca de 5 a 10% do lixo brasileiro. Porém, apenas 15% do lixo plástico produzido é reciclado. Tendo como motivo principal a grande variedade de plásticos.
Podemos dividir os plásticos entre os recicláveis (potes de todos os tipos, sacos de supermercados, embalagens, vasilhas, recipientes e artigos domésticos, tubulações e garrafas de PET, fios de costura, cerdas de vassouras e escovas) e os não recicláveis (cabos de panela, botões de rádio, pratos, canetas, bijuterias, espuma, embalagens a vácuo, fraldas descartáveis).



Existem 3 tipos de reciclagem, sendo elas:
> Reciclagem Química
A reciclagem química re-processa plásticos, transformando-os em petroquímicos básicos. Seu objetivo é a recuperação dos componentes químicos individuais para reutilizá-los como produtos químicos ou para a produção de novos plásticos.
Entre os processos de reciclagem química existentes, destacam-se:
· Hidrogenação: As cadeias são quebradas mediante o tratamento com hidrogênio e calor.
· Gaseificação: Os plásticos são aquecidos com ar ou oxigênio, gerando-se gás de síntese contendo monóxido de carbono e hidrogênio.
· Quimólise: Consiste na quebra parcial ou total dos plásticos em monômeros na presença de Glicol/Metanol e água.
· Pirólise: É a quebra das moléculas pela ação do calor na ausência de oxigênio. Este processo gera frações de hidrocarbonetos capazes de serem processados em refinaria.

>Reciclagem Mecânica
A reciclagem mecânica é a conversão dos plásticos já consumidos em grânulos que podem ser reutilizados na fabricação de novos produtos.
Este tipo de processo passa pelas seguintes etapas:
· Separação: na esteira, é separado os tipos de plásticos.
· Moagem: após, são moídos.
· Lavagem: após, ele passa por uma etapa de lavagem para retirar os contaminantes,
· Aglutinação: o material é compactado, reduzindo-se assim o volume que será enviado à extrusora.
· Extrusão: A extrusora funde e torna a massa plástica homogênea. Na saída da extrusora, encontra-se o cabeçote, do qual sai um "espaguete" contínuo, que é resfriado com água. Em seguida, o "espaguete" é picotado em um granulador e transformando em pellet (grãos plásticos).




>Reciclagem Energética
É a recuperação da energia contida nos plásticos através de processos térmicos.

Nenhum comentário: